21/04/1919: Nascimento de Rosario Sánchez Mora, La Dinamitera

La dinamitera

No dia 21 de abril de 1919 nascia a guerrilheira espanhola Rosario Sánchez Mora.

Conhecida como “La Dinamitera”, Rosario Sánchez Mora foi uma guerrilheira espanhola que lutou nas frentes de batalha da Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939) contra o franquismo.

Nas primeiras semanas em que esteve em batalha, pegava em armas e combatia os fascistas, assim como todas as mulheres convocadas. Entretanto, a batalha mudou de rumo e ela logo foi recrutada para fabricar dinamites caseiras. Durante esse trabalho um dos cartuchos explodiu, um acidente que acabou lhe custando a mão direita.

Depois disso, sem abandonar a batalha, Sánchez ficou responsável por entregar cartas às famílias de soldados que estavam em campo. Presa no final da guerra, foi libertada 3 anos depois e, apesar da proibição de chegar perto de Madri, foi para a cidade para rever sua família.

Alguns ainda dizem que, durante a ditadura de Franco, estabelecida depois da guerra civil, ela continuou a militância distribuindo panfletos e boletins dos grupos de esquerda, ilegalmente, na porta das fábricas espanholas. No final, precisou sobreviver vendendo tabaco nas ruas de Madri, até que abriu sua própria tabacaria, onde trabalhou até se aposentar.

Sánchez morreu em 17 de abril de 2008, aos 88 anos.

Deixe um comentário

error

Gostou? Compartilhe :)