24/07/1783: Nascia Simón Bolívar

Simón Bolívar

No dia 24 de julho de 1783 nascia o revolucionário venezuelano Simón Bolívar.

Na época o território hoje conhecido como Venezuela formava a Capitania-Geral da Venezuela, uma das colônias espanholas na América do Sul.

A luta anticolonial foi ensinada para Bolívar desde pequeno, tendo ele mais tarde vindo a conhecer os ideais iluministas que, por sua vez, influenciaram diversas rebeliões pelo mundo ocidental da época.

Com a Revolução Francesa (1789) e a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder na França (1804), iniciaram-se as guerras napoleônicas, que culminaram entre outros feitos, na invasão da Espanha por Napoleão. Esse fato gerou uma desestabilização do regime e iniciou o processo de descolonização no continente americano.

Bolívar, que seria posteriormente apelidado como “Libertador”, seguia o ideal de juntar as colônias espanholas sul-americanas em um só território, o que é hoje conhecido como “Patria Grande”. Seus feitos consistiram em ajudar as colônias em seus processos independentistas, tendo ajudado na libertação da Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

Bolívar tentou juntar os países libertados num só país chamado de Grã-Colômbia, a qual ele havia tomado posse como presidente, mas esse começou a se fragmentar ao longo dos anos e a formar diversas repúblicas diferentes. 

Já tendo abandonado a ideia de um só país e interrompido a vida revolucionária, Bolívar morreu na Colômbia, em 17 de dezembro de 1830, de tuberculose.

Deixe um comentário

error

Gostou? Compartilhe :)