02/07/1953: Ocorre a invasão do Quartel Moncada

cuba

No dia 26 de julho de 1953 ocorre a invasão do Quartel Moncada pelo grupo de Fidel Castro.

Com a ditadura aberta implantada em 1952 por Fulgencio Batista, em Cuba, houve um aumento considerável na concentração de terras na mão de latifundiários e um aumento da pobreza na população. Seguindo o fluxo revolucionário característico do século XX — neste momento estava em andamento a Guerra Fria (1945 – 1991) — grupos guerrilheiros começaram a se organizar em Cuba visando a derrubada do ditador.

Dentre esses grupos estava aquele liderado por Fidel Castro que, no dia 26 de julho de 1953, invadiu o Quartel Moncada com o objetivo de pegar em armas contra o governo. A tentativa, que também teve como participantes os revolucionários Raul Castro e Abel Santamaria, foi fracassada e resultou na prisão de todos os envolvidos — no caso de Abel, resultou em tortura e morte.

O grupo de Fidel, que depois derrubaria Fulgencio Batista e realizaria a Revolução Cubana (1959), foi apelidado de “Movimiento 26 de Julio” em homenagem à invasão do quartel. A data é comemorada em Cuba como o “Día de la Rebeldía Nacional”, além de ser considerada por alguns historiadores como o início da revolução.

Deixe um comentário

error

Gostou? Compartilhe :)