19/08/1849: Nasce Joaquim Nabuco

Joaquim Nabuco

No dia 19 de agosto de 1849, nascia Joaquim Nabuco.

Nascido em Recife, Pernambuco, Nabuco tornou-se bacharel em Letras no Rio de Janeiro e, em Recife, formou-se em Direito. Foi diplomata em nome do Império do Brasil em Washington e em Londres, tendo voltado para o Brasil em 1879.

Nabuco então decidiu se candidatar a deputado federal por Pernambuco, passando então a residir na capital do Império, o Rio de Janeiro. Com isso, começou também seu interesse pela causa abolicionista, tendo, em 1883 — enquanto novamente viajava pela europa —, publicado seu livro “O Abolicionismo”.

De volta ao Brasil, Nabuco foi eleito novamente deputado por Pernambuco e continuou a defender sua causa. Com a abolição da escravidão em 1888 e a proclamação da república em 1889, Joaquim se afastou da política pois, apesar de abolicionista, o escritor era monarquista.

Nesse período mencionado, Nabuco exerceu a profissão de advogado e jornalista. Em 1897, ao lado de personalidades como Machado de Assis, Ruy Barbosa e José do Patrocínio — e muitos outros — fundou a Academia Brasileira de Letras. Foi nesse período que também escreveu “Um Estadista do Império” e “Minha Formação”.

Em 1900 foi, mais uma vez, chamado para lidar com as questões externas do Brasil. Morou em Londres e, posteriormente, em Washington, onde morreu em 17 de janeiro de 1910, aos 60 anos.

O escritor descreveu detalhadamente a vida política do império em seus livros, sendo considerado, portanto, um historiador. Sua data de nascimento, 19 de agosto, é considerado o Dia do Historiador em sua homenagem.

Deixe um comentário

error

Gostou? Compartilhe :)