17/07/1936: Início da Guerra Civil Espanhola

Milícias do POUM

No dia 17 de julho de 1936 era iniciada a Guerra Civil Espanhola.

A Espanha no século XIX foi um dos países mais afetados pelas guerras napoleônicas. Esse e outros fatos desencadeiam uma onda de lutas independentistas em seu império colonial no continente americano, desmontando sua rede de exploração e resultando num forte impacto na sua economia, ainda agrária, e na sua política aristocrata e monarquista.

O país então entra numa série de crises e guerras pelo poder entre liberais, que defendiam reformas no sistema político e a industrialização do país, e monarquistas — também chamados de carlistas — que defendiam uma monarquia absolutista em aliança com a igreja católica e rejeitavam as reformas liberais.

Em 1923 o general Miguel Primo de Rivera inicia uma ditadura na tentativa de conter a crescente organização de comunistas e anarquistas, além do avanço liberal sobre a monarquia, agora a beira do colapso devido a crise no regime monarquista e colonial.

A ditadura durou até 1930 e foi derrubada devido a sua alta impopularidade — que também foi impulsionada por fatores externos, como a crise de 1929 —, colocando o lado republicano no poder que, por sua vez, fundou a Segunda República Espanhola, em 1931.

Em 1936 é eleita a Frente Popular, uma aliança entre setores burgueses e setores de esquerda. Em contraposição, os setores agrários e monarquistas, unidos em organizações como a Falange, de orientação fascista, completam sua reorganização e partem para o ataque.

Apoiados pelas ditaduras fascista italiana e nazista alemã, os militares, em 17 de julho de 1936, começam um golpe por meio do chamado “Pronunciamiento”, uma declaração pública do exército que inicia um golpe militar contra o governo. 

Nos dias que se seguiram as forças falangistas e os diversos batalhões que cercavam a Espanha começaram a ofensiva contra as forças republicanas. Organizações como o Poum e a CNT-FAI organizaram o povo em milícias armadas na tentativa de tentar conter o avanço fascista.

Apesar da resistência popular, as forças falangistas venceram a guerra e, a partir do início de 1939 começa a ditadura fascista de Francisco Franco, que vai durar até sua morte, em 1975.

Veja nossas galerias sobre:

Deixe uma resposta

error

Gostou? Compartilhe :)