05/08/1872: Nasce Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz

No dia 5 de agosto de 1872, em  São Luís do Paraitinga, São Paulo, nascia o médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Tendo sempre alimentado um interesse pela medicina, sobretudo pela microbiologia, Oswaldo Cruz é um dos mais famosos sanitaristas do Brasil, tendo ajudado a controlar vários surtos de epidemias nas cidades brasileiras.

Ocupando cargos importantes na área da saúde, Oswaldo aceitou o desafio de sanitizar a capital brasileira que, na época, era o Rio de Janeiro. O bacteriologista começou uma grande campanha sanitária contra as epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, identificando a forma de transmissão dessas doenças e procurando soluções efetivas.

As soluções, muitas vezes por meio de atos compulsórios, geraram revolta na população que não estava acostumada com tais medidas e tinha resistência a alguns elementos, a exemplo da vacina. Na tentativa de controlar as epidemias surgiram decretos e leis que obrigavam os cidadãos a, entre outras coisas, vacinarem-se. Isso, em 1904, gerou um conflito chamado de Revolta da Vacina, derrubando também a popularidade de Oswaldo.

Apesar disso, Oswaldo conseguiu erradicar a febre amarela no Rio de Janeiro e então conscientizar a população a respeito da vacina, que foi procurada em surtos de outras doenças.

Nos próximos anos Oswald conquistaria reconhecimento internacional, tendo recebido uma medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim pela sanitização do Rio. Além disso, o médico foi chamado para resolver surtos de epidemias em outras regiões do Brasil.

Em 1912 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências, em 1916. Um ano depois, afastou-se do Instituto criado por ele em 1900 — hoje, Instituto Oswaldo Cruz — e morreu por conta após uma insuficiência renal enquanto cumpria mandato de prefeito em Petrópolis, aos 44 anos.

Deixe um comentário

error

Gostou? Compartilhe :)