01/08/1944: Ocorre a Revolta de Varsóvia

Revolta de Varsóvia

No dia 1° de agosto de 1944 ocorre a Revolta de Varsóvia contra a ocupação alemã nazista.

Durante a Segunda Guerra Mundial a Alemanha nazista colocava em prática sua política expansionista, tendo dado início a guerra ao invadir a Polônia.

A cidade de Varsóvia, capital da Polônia, era uma das várias cidades sob dominação nazista que contava com um gueto — bairros em que os judeus eram isolados do resto da população, com condições precárias de vida.

Em 1944 as forças do exército soviético davam sua contraofensiva à invasão alemã ao território da URSS, libertando inúmeras cidades das forças nazistas, cada vez mais enfraquecidas. Ao saber que o exército vermelho se aproximava de Varsóvia, a o pequeno exército de resistência formado no gueto de Varsóvia decidem começar uma rebelião.

As teorias de qual seria o motivo da rebelião são muitas. Uma delas diz que os habitantes do exército eram anticomunistas e queriam garantir o controle da cidade para si, não para os alemães e nem para os soviéticos. Outra enfatiza que a revolta começou numa tentativa de facilitar o avanço do exército vermelho para Varsóvia, tendo essa teria algumas variações: a de que o povo se insurgiu por conta própria e a de que o pedido tenha vindo do próprio exército soviético.

O fato é que, no dia 1° de agosto de 1944, a resistência polonesa se insurgiu contra as forças nazistas, já enfraquecidas, iniciando uma batalha que duraria 63 dias e deixaria milhares de mortos, principalmente do lado da população local. O levante foi derrotado e o exército vermelho só chegaria à cidade em janeiro de 1945.

Deixe um comentário

error

Gostou? Compartilhe :)